sábado, 12 de dezembro de 2009

COMO PARTICIPAR DE UMA OPERAÇÃO DO PROJETO RONDON?

O Projeto Rondon seleciona apenas Instituições de Ensino Superior (IES) que enviem oficialmente uma proposta de trabalho.
Você, estudante ou professor universitário, interessado em participar de uma operação do Projeto Rondon, deverá acompanhar as etapas abaixo:
DIVULGAÇÃO DO CONVITE PARA AS IES
A Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulga em seu website (www.defesa.gov.br/projetorondon) um convite destinado às IES para participarem de uma operação. O convite indica os municípios, os conjuntos de ações a serem realizados, o cronograma de atividades, assim como as condições e os deveres que as IES e os rondonistas devem obedecer.
PREPARAÇÃO E ENVIO DA PROPOSTA DE TRABALHO
Mediante as informações do convite, cada IES desenvolve uma proposta de trabalho contemplando todas as ações do conjunto escolhido, de forma detalhada.
A elaboração da proposta de trabalho é de inteira responsabilidade da IES, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É desejável que contenha: introdução; justificativa; objetivos gerais e específicos; metodologia e materiais utilizados; público-alvo; etapas e cronograma de atividades.
SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO DAS IES
A seleção das propostas de trabalho é realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR), que tem a participação de representantes de diversos ministérios. Os critérios de seleção envolvem o mérito, a pertinência e a exeqüibilidade da proposta bem como a excelência e a qualidade acadêmica da IES.
Após a seleção, é feita a designação das equipes por município. Cada município recebe duas equipes. Cada equipe desenvolve um conjunto de ações diferentes.

VIAGEM PRECURSORA
O professor-coordenador de cada equipe visitará o município que lhe for designado com o objetivo de ajustar as ações a serem realizadas, adequando-as às reais necessidades do município, com as lideranças comunitárias e com a prefeitura.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DAS EQUIPES
A equipe deverá ser multidisciplinar e composta por alunos cursando os últimos semestres.
A preparação da equipe para o trabalho a ser realizado é de inteira responsabilidade da IES.
REALIZAÇÃO DA OPERAÇÃO
Inicia-se com o deslocamento da equipe da capital ou da cidade-pólo da operação até o município onde as ações serão feitas e tem duração de duas semanas. Nesse período, a equipe deverá executar todas as ações constantes da proposta ajustada com a prefeitura. Ao final das duas semanas, a equipe retorna à cidade de partida.
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
É responsabilidade de cada IES, após o retorno, enviar à Coordenação-Geral do Projeto Rondon um relatório sobre as atividades realizadas no município. O relatório é uma ferramenta de avaliação do trabalho realizado e fornece importantes informações para o constante aprimoramento das operações do Projeto Rondon.

(https://www.defesa.gov.br/projeto_rondon/index.php?page=depoimentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário